segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cuidados Básicos com as Californianas


Pois bem, o assunto mechas californianas voltou a despontar entre as tags de pesquisa do blog, e consequentemente as conversas de salão. O que vejo é um movimento novo, já não são mais as revistas que ditam as tendências, e sim o desejo das mulheres. Que hoje em dia pedem muito mais praticidade e personalização nos estilos que adotam.

No dia a dia do estúdio eu encontro mais mulheres que se baseiam nos resultados dos cabelos da amiga que nas fotos magnificas louras de novelas em capas de revistas. Parece mentira, mas as californianas ainda fazem mais sucesso que os cabelos mega blond de Deborah Secco, que aliás já mostrei aqui no blog.

Já que o tema "californianas" tem feito tanto sucesso, vou tentar esclarecer algumas dúvidas em relação aos cuidados que se deve ter no dia a dia para matê-las bonitas por mais tempo:

1. Não deixe de usar shampoos específicos. Se as californianas forem coloridas na raiz, utilize shampoos para cabelos tingidos que vão manter a cor por mais tempo.

2. Troque o condicionador por uma boa máscara de hidratação (hoje o chique é dizer - "creme de tratamento" ou hidratante"). As californianas são descoloridas nas pontas, ou seja, se você não cuidar os cabelos ressecam e quebram mesmo. Então abandone de vez o condicionador que serve somente pra desembaraçar os cabelos, e coloque no seu banheiro uma boa máscara de hidratação. Depois de lavar a raiz dos cabelos retire o excesso de água e aplique o produto do meio pras pontas, massageie um pouco e deixe agindo uns 5 minutinhos. É  bom ter um prendedor ou uma touca no banheiro pra prender os cabelos enquanto continua o banho... assim você otimiza o seu banho e não prejudica o planeta deixando o chuveiro ligado atoa enquanto hidrata o cabelo não é mesmo?! Por que você é bonita, mas também tem pegada sustentável!

3. Use uma boa queratina a cada 15 dias. Alguns cabelos ficam extremamente danificados por que já sofreram processos químicos antes. Muitas mulheres pintam os cabelos muitas vezes e com tintas escuras, depois se cansam e resolvem ficarem loiras de uma hora pra outra. Isso é IMPOSSÍVEL!
Mas para algumas não adianta dizer isto, elas querem e pronto. Para estes casos, eu recomendo calma e paciência, além de um bom profissional, claro.
É necessário testar os cabelos antes e ter consciência da cor que se pode atingir, e se mesmo assim depois de tudo você decidiu fazer as californianas e correr o risco, não deixe de sair do salão com um Kit S.O.S, que deve conter além de shampoo e hidrantante, uma boa queratina líquida que vai reconstruir os cabelos e prepará-los para uma possível futura sessão de descoloração.
A queratina deve ser aplicada nos cabelos ainda umidos, depois de lavados, entre o shampoo e o hidratante. A líquida é a melhor pedida por ter maior poder de absorção dos nutrientes e aminoácidos, mas lembre-se: A queratina só é bem absorvida quando se tem o cuidado de retirar o excesso de água dos cabelos antes de aplicá-la. Perceba os resultados e diminua o uso ao longo do tempo, queratina em excesso pode engrossar ou endurecer o fio.

4. Faça manutenção constante. Cabelos bonitos e saudáveis não é privilégio de poucas, desde que você tenha dinheiro e tempo para cuidar do cabelo. Não é exagero dizer que os piores cabelos são os daquelas que resolvem "dar um jeitinho" sozinha em casa. A não ser que você pinte os cabelos de preto ou castanho, ou tenha tido recomendações do seu profissional quanto a cor que vai utilizar, NUNCA faça isso sozinha em casa.
Coloração é um universo muito vasto, mas é necessário conhecimento para se arriscar nele. No salão de beleza, fazemos muitas misturas de cor, adicionamos base a cores que serão aplicadas em cabelos brancos, aplicamos cores mais escuras, fazemos mechas, colorimos e descolorimos o tempo todo. Parece muito fácil, mas não é. Precisa matemática, experiência, e ainda assim nos surpreendemos muitas vezes com resultados indesejdos. E por conta de todo o conhecimento que adquire ao longo do tempo somente um bom profissional sabe lidar com as cores a ponto de consetar um tom indesejado.
Os cabelos loiros nunca devem ser pintados em casa, na maioria das vezes vemos resultados horríveis como o famoso amarelo puta, laranja, ou até mesmo os esverdeados, que muitas vezes passeam desapercebidos por aí.

5. Faça um bom corte. Somente um corte adequado pode realçar o efeito das mechas nos cabelos. No caso das californianas que são escuras na raiz e clara nas pontas, muitas vezes optamos por cortes desfiados nos médios, e repicados nos longos. Não que isto seja uma regra, mas os cortes repicados valorizam as mechas dos cabelos, principalmente quando eles são lisos na raiz e ondulados nas pontas. Ondas e cachos não funcionam em cabelos retos e pesados. Parece óbvio, mas muitas mulheres simplesmente não aceitam cortar os cabelos, e muitas vezes saem do salão com o serviço incompleto e as mechas escondidas debaixo de um cabelão longo e morto.

6. Utilize shampoos silver, (aquele roxo, utilizado para desamarelar cabelos grisalhos). Quando a cor predominante das californianas é o louro, é necessário cuidado com os tons indesejados, como o amarelado por exemplo. A Aneethun acaba de lançar a linha Blond, uma boa opção no mercado já que os importados são caros e os nacionais até então tinham qualidade suspeita...
Nesta mesma linha você vai encontrar ampolas de tratamento, máscara de hidratação e finalizador térmico.
Blond System é vendido exclusivamente em salões de beleza.

Caso você tenha dificuldade para encontrar a linha, entre em contato com a gente através do email: supernova@vivasupernova.com

2 comentários:

  1. eu preciso desse shampoo. Meu cabelo sempre fica amarelo

    ResponderExcluir
  2. eu deixei um comentario já. Mas e o seguinte, fiz califoriana no meu cabelo castanho, que era 'virgem'. Tenho 14 anos e raizes muito oleosas, poderia me dizer alguns produtos pra manter a cor? eu uso secador todos os dias e lavo todos os dias meus cabelos também. Os produtos da Dove são bons?

    ResponderExcluir

Postagens populares